
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC), é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de Medicina Tradicional em uso na China, desenvolvidas ao longo dos milhares de anos de sua história. Baseando-se no reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano, e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza.

A prática da Medicina Tradicional Chinesa vem de uma visão única do mundo e do corpo humano, que é diferente de conceitos da medicina ocidental. O corpo humano, considerado uma entidade orgânica, em que os diferentes sistemas têm funções distintas, mas são todos interdependentes. Nesta visão, a saúde e a doença se relacionam para equilibrar as funções.
O quadro teórico da MTC tem uma série de componentes-chave:
Yin-Yang: teoria-conceito de dois opostos complementares – as forças que moldam o mundo e toda a vida. Para exemplificar de forma mais simples, existe sempre uma comparação oposta, como o Sol (Yang) e a Lua (Yin), Homem (Yang) e a Mulher (Yin), Calor (Yang) e o Frio (Yin), e por fim, o Dia (Yang) e a noite (Yin). Através dessas comparações opostas, extrai a teoria de Yin-Yang, de resumidamente é: Não existe Matéria (Físico, Yin) sem Função (Energia, Yang)
O Qi, chamado de energia vital, que circula no corpo através de meridianos regula a saúde espiritual, emocional, mental e física. A plena Saúde é o equilíbrio e harmonia na circulação do Qi.
A abordagem da MTC utiliza oito princípios para analisar e categorizar os sintomas condições: frio / calor, interior / exterior, excesso / deficiência, e yin / yang (os princípios principais). A MTC também usa a teoria de cinco elementos da natureza – metal, fogo, terra, água e madeira.
Comments